Marcas

(48) 3244 0405

  • A importância da lubrificação adequada para o seu compressor

     

    Saiba qual é a função do óleo na máquina e quais os tipos disponíveis no mercado

     


     


    Compressores são equipamentos que naturalmente já possuem uma vida útil longa. Ótima notícia, não?


    Mas saiba que seu equipamento pneumático só conseguirá um longo funcionamento se você tiver alguns cuidados para com ele. A manutenção preventiva, por exemplo, possibilita que seu compressor sempre trabalhe em sua máxima capacidade, também evitando paradas inesperadas que possam atrapalhar o desempenho de suas atividades.


    Um outro fator importante para no trato com o compressor de ar, é a realização periódica da troca de óleo. O óleo dos compressores deve ser trocado de forma regular para evitar o desgaste do equipamento, minimizando futuros problemas com o seu desempenho.


    Cada modelo de compressor exige uma diferente frequência na troca da lubrificação, por isso é importante se ater às recomendações do fabricante e também de profissionais qualificados.


    Mas qual o tipo de óleo mais indicado para o modelo do meu compressor? Abaixo, você poderá conferir mais a respeito dos tipos de lubrificação e em quais situações e modelos de máquinas elas são mais adequadas.


    Siga lendo e confira!

    Óleo para compressor: o que é?


    Basicamente, se trata de um lubrificante específico para esse tipo de equipamento, e da mesma forma que outros lubrificantes industriais, possui uma série de funções, tais como:

     

    • Limpeza;

    • Refrigeração;

    • Minimização de impactos e ruídos;

    • Proteção contra corrosão.


    E da mesma forma que outros tipos de fluídos utilizados no meio da indústria, existem diferentes tipos de óleo para compressor, cada um com características distintas e com diferentes finalidades. Basicamente, eles podem ser classificados como mineral, sintético e semi-sintético.


    A principal diferença entre os tipos de óleo é exatamente o seu desempenho, ou seja, a quantidade de horas necessárias para a realização de sua troca e aditivação.


    O óleo mineral é derivado do petróleo cru, e geralmente a sua qualidade depende muito do tipo de refino no qual ele é submetido. Quanto mais refinado, melhor será a sua composição, e o produto terá mais resistência à degradação, maior estabilidade térmica, bom índice de viscosidade e etc.


    O tipos sintéticos são considerados melhores que os minerais quando falamos de características físico-químicas, e por fim, os semi-sintéticos são uma mescla dos dois anteriores, e a proporção da mistura muda muito dependendo o que se pretende aprimorar, seja a viscosidade ou a resistência à degradação.

    Qual óleo para compressor de ar?


    Antes de qualquer coisa, consulte o manual de instruções e veja quais são as recomendações indicadas pelo fabricante, sendo de suma importância sempre segui-las para garantir uma longa vida útil do aparelho.

    Como trocar o óleo do compressor?


    Cada modelo de compressor de ar possui um tipo distinto de procedimento em sua troca de óleo. Alguns são mais simples e outros exigem um conhecimento maior sobre o equipamento.


    De toda a forma, para garantir uma troca de óleo de sucesso sem danificar o seu equipamento, o mais aconselhável é que ela seja feita por profissionais especializados, pois são eles que saberão lhe indicar o tipo adequado de lubrificante e também como a troca deve ser feita.

    Aquilo que você precisa na Norte Sul Compressores


    A Norte Sul Compressores possui um catálogo amplo de tipos de lubrificantes para máquinas pneumáticas, havendo aquele ideal para o seu equipamento. 


    Além disso, temos o know-how necessário para fazer a troca de óleo em seu equipamento da melhor maneira possível, com profissionais que possuem máxima expertise em lhe ajudar em sua demanda da melhor forma possível.


    Nosso Whatsapp: 48 9990 0176

Entre em contato

Av. Gov. Ivo Silveira, 3605
Capoeiras - Florianópolis - SC
(48) 3244 0405
contato@nortesulcompressores.com.br

Compartilhe

© 2012 Norte Sul Compressores
Todos os direitos reservados.