Entender o significado das siglas é essencial para escolher o compressor ideal para a sua demanda
Hoje vamos tratar de um tema que gera muitas dúvidas entre aqueles que buscam por um compressor de ar.
Bom, quando vamos comprar um compressor de ar, somos sempre bombardeados de informações e dados que, muitas vezes, sequer sabemos o que significa.
Porém, essas informações são essenciais para garantir que estamos adquirindo o equipamento ideal para suprir nossas necessidades.
Uma questão muito frequente é sobre o significado de algumas siglas que são usadas para determinar as características de um compressor de ar, especialmente PSI e PCM.
Você também não sabe o que significam?
Sem pressão! Hoje vamos te ajudar a entender o que ambas querem dizer. Siga lendo e confira!
Começamos falando da sigla PSI.
Bom, quando vamos adquirir um compressor de ar, o primeiro ponto a ser considerado é a sua pressão.
Quando estamos falando em pressão de ar, não estamos nos referindo à pressão atmosférica - que é a pressão exercida pela atmosfera sobre a superfície - e sim sobre qual a força de compressão do ar dentro do tanque de reservatório.
Para medirmos essa pressão, utilizamos o sistema de medida PSI, que inglês é a abreviação de Pound Force Per Square Inch. Ou seja, a pressão resultante da força de uma libra-força.
Uma libra-força é igual ao peso (sendo o peso uma força) exercido sobre uma massa de uma libra (0,45359237 kg) submetida à gravidade padrão aplicada a uma área de uma polegada quadrada.
Ao adquirir o compressor, para evitar que ocorram danos no equipamento devido a uma pressão maior que a recomendada ou então a perda de eficiência por conta da baixa pressão, é preciso escolher o modelo com o PSI adequado.
A vazão de ar do compressor é de suma importância também, afinal, ela também está diretamente ligada à capacidade de atender a demanda de ar comprimido do seu projeto.
Nesse caso, é utilizado o PCM (Pés Cúbicos por Minuto). Basicamente, o sistema equivale em média 28 litros de ar por minuto.
Os equipamentos que serão ligados à rede de ar têm em suas especificações a sua carga necessária de PCM.
Recomenda-se que você escolha um nível de PCM um pouco acima do necessário, pois pode acabar havendo perda no rendimento volumétrico do ar comprimido em tubulações e alguns compressores.
Vamos exemplificar para você entender melhor.
Um compressor ar de 10 pés (PCM) medida de vazão, por exemplo, pode ser usado em oficinas mecânicas, marcenarias, borracharias, serralherias, funilarias e marmorarias, bem como pequenas e médias empresas e postos de serviço.
Já um modelo mais robusto, que possua 40 Pés por exemplo, pode fazer serviços mais pesados na indústria e construção civil.
Vai adquirir o seu compressor de ar e ainda está com dúvidas?
Não erre na escolha, opte pela Norte Sul Compressores! Nossos profissionais são capacitados para te ajudar a fazer a melhor escolha!
Possuímos um catálogo amplo de compressores, ferramentas pneumáticas, acessórios e tudo o que você precisa para a sua central de ar!
Entre em contato ou venha fazer uma visita!
Av. Ivo Silveira, nº 2487
Capoeiras - Florianópolis - SC.
Após elevado do Angeloni.
(48) 3244 0405
contato@nortesulcompressores.com.br
Av. Ivo Silveira, nº 2487
Capoeiras - Florianópolis - SC.
Após elevado do Angeloni.
(48) 3244 0405
contato@nortesulcompressores.com.br
© 2012 Norte Sul Compressores
Todos os direitos reservados.