Veja o porquê e como fazer a troca correta do seu compressor!
Você sabe a importância da troca de óleo no desempenho do seu compressor de ar do tipo pistão? Bom, e aqui, não devemos nos limitar à mera troca, mas sim, à troca correta do lubrificante da sua máquina pneumática.
Este é um tema que muitas pessoas ainda tem dúvidas e ele realmente deve ser discutido, para que assim, o hábito de realizar a troca de óleo no compressor de ar seja difundida e feita da maneira adequada, tornando o trabalho da sua máquina mais eficiente.
Caso você ainda não saiba, o óleo lubrificante de compressores de ar deve ser trocado de tempos em tempos para garantir que não aconteça problemas futuros e até mesmo para minimizar o desgaste nos componentes do equipamento.
E para te ajudar nessa empreitada, nós preparamos um texto completo com o que você precisa saber sobre a troca de óleo do compressor.
Para entender mais, siga com a sua leitura!
Em geral, um compressor de ar possui uma vida útil longa. Entretanto, é possível aumentá-la ainda mais se tivermos alguns cuidados básicos no trato do equipamento. E sem dúvidas, a lubrificação é um destes.
Basicamente, ela serve para proteger a máquina contra a oxidação, inibindo a formação de fuligem e outros possíveis contaminantes que possam prejudicar o desempenho do compressor.
Além disso, vale mencionar também que a troca de óleo regular ajuda na manutenção da temperatura do equipamento, reduzindo os riscos de corrosão mecânica.
A primeira troca de óleo no modelo pistão deve ser feita logo nas primeiras 50h ou 8 dias de utilização da máquina, e as demais, sempre a cada 2 meses ou 200h de uso (dependendo do que ocorrer primeiro).
Ah, tenha atenção a quantidade de óleo que o seu modelo exige.
Antes de você ligar o seu compressor, sempre analise o seu nível de óleo. É preciso que este nível esteja no centro do visor e lembre-se de não mudar o tempo de óleo a ser usado, pois isso pode impactar na vida útil do equipamento.
Bom, vamos agora a um passo a passo de como a troca de óleo deve ser feita. Lembrando que você sempre deve estar portando os equipamentos de segurança ideais e o manual de instruções do equipamento sempre deve ser consultado.
O primeiro passo é desconectar o seu equipamento da energia elétrica;
Após isso, remova o plugue do dreno e deixe o óleo escorrer para um recipiente;
Retorne o plugue ao seu local de origem com o veda rosca para impedir vazamentos;
Consulte o volume de óleo na Tabela de Características Técnicas;
Reabasteça com o novo óleo através do compartimento de abastecimento;
O nível de óleo deve ficar no centro do visor de óleo.
Se você está em busca de óleos lubrificantes de qualidade, a Norte Sul Compressores conta com diversos tipos, e com certeza você vai encontrar o melhor para a sua máquina.
Venha nos fazer uma visita!
Av. Ivo Silveira, nº 2487
Capoeiras - Florianópolis - SC.
Após elevado do Angeloni.
(48) 3244 0405
contato@nortesulcompressores.com.br
© 2012 Norte Sul Compressores
Todos os direitos reservados.