Marcas

(48) 3244 0405

  • Comprar um compressor novo ou trocar a rede de ar comprimido?

    Confira qual a melhor alternativa para a sua empresa


    Se você acompanha o nosso blog, sabe que o uso de sistemas de ar comprimido promovem uma economia bem grande em relação ao gasto de energia elétrica. (Conheça todos os nossos artigos clicando aqui).


    Porém, ainda assim, é importante ressaltar que grande parte dos custos de energia elétrica que sua empresa terá são, justamente, com o sistema de ar comprimido. E dessa forma, quando a conta sobe e o rendimento das ferramentas pneumáticas cai, algo está errado.


    Nessa situação o que deve ser feito? É melhor comprar um compressor novo ou trocar a rede de ar?


    Ao longo desse texto, abordaremos mais o assunto para te ajudar a tomar a melhor decisão para o seu negócio. Siga lendo e confira!

    Uma empresa em franco crescimento


    Para ajudar na compreensão dos pormenores do tema, atente-se ao exemplo a seguir:


    Imagine uma empresa que começa aos poucos, com um tamanho pequeno e um funcionamento bem tímido de início. Mas, com muito trabalho e com uma boa gestão, ao longo dos anos o negócio cresce e necessita de investimentos maiores.


    Com isso acontecendo, a demanda por ar comprimido também começará a crescer e novos compressores precisarão ser comprados.


    Agora, imagine que a empresa passou a usar 5 máquinas destas, cada uma com potência de 50 KW e operando todos os dias. A conta de energia certamente irá crescer.


    Os gastos com a energia elétrica tomaram boa parte do orçamento mensal da empresa, mas ao analisar de perto o desempenho do trabalho, notou-se que a disponibilidade de ar comprimido não era a ideal e estava diminuindo a cada dia.


    O que fazer?


    Bom, numa situação como essa não é possível prejudicar toda a produção do negócio, e por isso uma nova máquina foi comprada, o que já havia acontecido em situações anteriores, mas com uma diferença: dessa vez um profissional realizaria uma auditoria nos compressores antes da compra de um novo.

    A opinião dos profissionais


    Ao analisar as máquinas, os técnicos não constataram nada de errado com nenhuma delas, porém, identificaram problemas nas redes de ar.


    Na vistoria, foram constatados vazamentos em diversos pontos da tubulação. Ou seja, ar estava sendo desperdiçado todos os dias.


    Além disso, os profissionais também apontaram o dimensionamento incorreto. Mesmo com o crescimento da demanda por ar, nunca foi realizado um novo projeto da rede.

    A solução para o problema


    Com o parecer dos profissionais apontando que o problema estava na rede, não foi necessário adquirir um novo compressor.


    Como resultado, economizou-se na compra de uma nova máquina e ainda melhorou a demanda de ar de sua empresa com dois compressores a menos.


    Isso aconteceu, pois com a alteração da rede por modelos de tubulação feitos em PPR, foi possível produzir e distribuir a quantidade ideal de ar, ainda que com dois equipamentos desligados.


    Com essa ação, economizou-se na energia elétrica, compensando a troca da tubulação.

    Trocar os compressores ou a rede de ar comprimido?


    Ao analisar diversos casos reais, é possível chegar à conclusão de que é relativamente comum que as empresas comprem novos compressores com o intuito de suprir a demanda da produção.


    Porém, muitas vezes a solução pode ser mais simples e barata, como podemos observar no exemplo contato acima.


    Em síntese, no caso de problemas com a produção de ar e no desempenho das ferramentas pneumáticas, sempre ouça o que um técnico tem para te dizer,  ele saberá avaliar com propriedade o que está acontecendo ali.


    Com o parecer de um profissional, você saberá o que de fato precisará fazer, evitando gastos desnecessários.


    Como evitar vazamentos de ar?


    Em outros artigos, nós já mencionamos algumas dicas sobre como identificar problemas nos sistemas de ar comprimido.


    Para constatar vazamentos, atente-se bem aos barulhos incomuns que advém da tubulação, pois muitas vezes eles denunciam com precisão esses problemas.


    Ajustes nas redes de ar não são tão complexas e não necessitará da parada total da produção da sua empresa.

    Instalação de rede de ar florianópolis


    Se você precisa trocar a sua rede de ar, a Norte Sul pode ajudar. Possuímos técnicos especializados para instalar e fazer a devida manutenção de redes de ar comprimido, sempre com qualidade, expertise e atenção.


    Entre em contato através do telefone: (48) 9990 0176 ou faça-nos uma visita: Av. gov.Ivo Silveira, 3605, Capoeiras, Florianópolis, SC.

Entre em contato

Av. Gov. Ivo Silveira, 3605
Capoeiras - Florianópolis - SC
(48) 3244 0405
contato@nortesulcompressores.com.br

Compartilhe

© 2012 Norte Sul Compressores
Todos os direitos reservados.