Marcas

(48) 3244 0405

  • Compressores de ar: como funcionam e para que servem?

    Aquilo que você precisa saber sobre esse tipo de máquina


    Com certeza, em algum momento de sua vida você ouviu falar ou precisou de algum serviço que necessite de um compressor de ar como ferramenta.


    Sim, essa máquina é altamente versátil e pode ser aplicada nos mais diversos e diferentes tipos de serviços e demandas, desde aqueles em escala industrial, como também os corriqueiros serviços domésticos.


    Mas mesmo sendo largamente conhecidos por todos, muitas vezes fica a dúvida: pra que serve e como funcionam os compressores de ar?


    E para te ajudar a compreender mais sobre essas máquinas nós preparamos o texto abaixo, com uma explicação bem didática e direta para elucidar essa dúvida. Vamos lá!

    Como funciona um compressor de ar?


    A primeira coisa que você precisa entender é que um compressor de ar atua na transformação do ar convencional em ar comprimido, sempre adequando a pressão e a vazão para as necessidades de cada tipo de serviço.


    Basicamente, em termos de funcionamento, existem dois tipos distintos de compressores: os volumétricos e os dinâmicos.

    Volumétricos


    Os chamados compressores volumétricos atuam por intermédio de pistões, esses que aspiram o ar presente em nossa atmosfera e o comprimem em uma espécie de reservatório. Após a realização desse processo, o ar pode ser utilizado para as funções necessárias.


    Os compressores de deslocamento positivo se utilizam de um sistema parafuso, onde se reduz o volume de ar ao longo do comprimento da peça, aumentando a sua pressão.


    Dinâmicos


    Já os modelos dinâmicos, os turbocompressores, atuam com base no aumento da pressão. Essa elevação acontece por meio da conversão da energia cinética em pressão na passagem do ar pela máquina.


    Com isso, o ar entra em contato com impulsores em alta velocidade e quando acelerado, recebe energia cinética por meio de impulsores, sendo escoado de modo lento pelos difusores presentes no equipamento. 

    Para que serve um compressor de ar?


    Como dito no início deste texto, as aplicações de um compressor de ar são bem amplas e o uso dele acontece em setores distintos e para diferentes funções.



    Dentro de oficinas, funilarias, serralherias e borracharias, os compressores são de fundamental importância, já que facilitam a execução de serviços de pintura com pistolas ou mesmo na calibragem e enchimento de pneus.


    Já em marmorarias, por exemplo, os compressores são fundamentais para o funcionamento de ferramentas de corte.


    Em âmbito doméstico, os compressores - geralmente de linhas mais simples e com pressão baixa - são aplicados na realização de pinturas de parede ou de tipos diferentes de objetos. Além disso, há muitos que usam para encher pneus, balões ou mesmo como ferramenta de limpeza.


    E não para por aí e poderíamos citar mais diversos outros segmentos que se utilizam dos compressores, como construção civil, indústria alimentícia, consultórios odontológicos e etc.

    O que você precisa na NORTE SUL COMPRESSORES


    A Norte Sul Compressores possui um catálogo bem amplo de modelos de compressores de ar, além de atuar prestando serviços de manutenção preventiva e corretiva e instalação de sistemas de ar comprimido.


    Vamos conversar?


    (48) 9990 0176


    Av. gov. Ivo Silveira, 3605, Capoeiras, Florianópolis, Santa Catarina - 88085002. 

Entre em contato

Av. Gov. Ivo Silveira, 3605
Capoeiras - Florianópolis - SC
(48) 3244 0405
contato@nortesulcompressores.com.br

Compartilhe

© 2012 Norte Sul Compressores
Todos os direitos reservados.