Marcas

(48) 3244 0405

  • Dicas para instalar o seu compressor de ar

    Tire suas dúvidas sobre a instalação do equipamento


    É relativamente comum que, ao comprar um compressor de ar, as pessoas tenham algumas dúvidas a respeito da instalação do equipamento.


    E sim, esse tipo de dúvida é extremamente importante, afinal, garante um processo de instalação eficaz e seguro, possibilitando a execução adequada da máquina. 


    Todos os fatores que envolvem a instalação do compressor devem ser pensados antes mesmo da sua compra, pois estamos falando de um equipamento com um custo significativo, e que necessita de uma atenção especial para que seu funcionamento realmente seja eficiente e duradouro.


    Se você também é uma das pessoas que tem dúvidas sobre como deve proceder a instalação do compressor de ar, separamos aqui algumas dicas básicas para lhe auxiliar nesse processo.

    Instalação elétrica


    Essa é uma questão de suma importância e que deve ser feita com o máximo de cautela. A primeira dica é nunca ligar o compressor diretamente na rede elétrica.


    Na verdade, o aconselhável é que você consulte um técnico em elétrica que possa avaliar as condições gerais da rede, inclusive a capacidade dos cabos elétricos. Além disso, é importante que o profissional também se atente para ver se a tensão do compressor é compatível com a tensão do local.


    Vale lembrar também que, os compressores a partir de 2 cv de potência devem ser instalados com uma chave magnética, que evitará a ocorrência de sobrecarga térmica no sistema, devido ao motor ter várias partidas.


    Além de aumentar a proteção dos componentes que fazem parte do motor, você também não perde a garantia do fabricante.

    Onde instalar o compressor?


    O lugar onde você instalará o seu compressor deve ser pensado com muito cuidado. É preciso que o espaço seja livre de umidade e com muita ventilação, para que a eficiência do equipamento seja devidamente garantida.


    Aqui, vale comentar também que você deve levar em consideração os ruídos que a máquina irá fazer. Geralmente, o barulho de um compressor varia de 74Db a 85Db, e isso pode vir a incomodar os clientes, funcionários e vizinhos.


    Isolamento acústico é sempre muito bem-vindo.


    Já sobre a posição de instalação do compressor, ele deve ficar no mínimo 80 cm afastado das paredes e o teto deve ter, ao menos, 2,5 m de pé direito. Isso irá garantir uma ventilação eficaz e também facilitará a execução da manutenção preventiva.


    Locais de difícil acesso devem ser evitados, para que você não coloque em risco a vida dos profissionais que estarão manuseando a máquina para consertos e manutenções.

    Vibração do compressor


    Uma outra dica interessa e que deve ser lembrada, é que os compressores devem ser instalados sobre amortecedores de borracha.


    Esse é um item que não virá junto do compressor, mas é importante que você os compre. Com eles, você conseguirá promover um nivelamento da máquina, evitando a má lubrificação e mantendo a circulação do agente lubrificante.

    Ligando o compressor à rede


    Ao ligar um compressor à rede de ar comprimido, é preciso que você use um mangote flexível ou mesmo uma mangueira de borracha, com isso você evitará a transmissão de choque térmico ou mecânico entre o reservatório de ar e a tubulação. 


    E para evitar o acúmulo de água no reservatório, realize a drenagem regular do reservatório de acordo com o seu uso.


    Com todas essas dicas, com toda a certeza você terá um compressor de ar com desempenho eficaz e seguro.


    Lembrando que é de suma importância consultar o manual de instruções do seu equipamento antes de qualquer ação. 

    compressor de ar florianopolis


    Se você está procurando por compressores de ar e tudo relacionado a ar comprimido, a Norte Sul é o lugar!


    Além de possuirmos um catálogo amplo de compressores e equipamentos pneumáticos, também temos uma equipe qualificada e pronta para fazer a instalação de compressores, redes de ar, manutenções preventivas e corretivas e dentre outros serviços.


    Venha nos fazer uma visita!


    (48) 3244 0405


    Av. Gov. Ivo Silveira, 3605 - Capoeiras - Florianópolis - SC

Entre em contato

Av. Gov. Ivo Silveira, 3605
Capoeiras - Florianópolis - SC
(48) 3244 0405
contato@nortesulcompressores.com.br

Compartilhe

© 2012 Norte Sul Compressores
Todos os direitos reservados.