Marcas

(48) 3244 0405

  • Entenda as unidades de grandeza dos compressores de ar

    Veja o que significam as siglas PES, HP e PSI


    Você está precisando de um compressor de ar. 


    Seja para sua oficina mecânica, marmoraria ou mesmo para a linha de produção de sua fábrica, a única coisa que você sabe é que precisa adquirir um equipamento que torne seu ofício mais eficientes e com maior qualidade.


    No mercado, as opções de compressor são as mais variadas possíveis, sinalizando detalhes que você mal entende o que eles significam.


    Aqui no blog da Norte Sul Compressores, semanalmente você confere dicas e assuntos relevantes sobre todo este universo pneumático. Se você tem dúvidas a respeito de uma temática, com certeza temos um jeito de ajudá-lo.


    Nesta postagem, você vai entender um pouco mais sobre as unidades de grandeza dos compressores de ar. O que significam PES (PCM), HP e PSI?


    Esse tipo de informação é essencial para o momento que você for adquirir o seu modelo de compressor, e pode significar uma compra benéfica ou a aquisição de um produto que pouco lhe ajudará nas demandas de seu serviço.


    Siga lendo e confira!

    As unidades de grandezas de um compressor


    Bom, muitas vezes quando você começa a procura o compressor ideal para a sua demanda, acaba se deparando com uma série de siglas que você - talvez - não entenda plenamente o que significam, porém, sabe que elas são detalhes importantes do modelo em questão.


    Sim, essa verdadeira sopa de letrinhas faz toda a diferença na hora de comprar um compressor de ar, e aqui você entenderá um pouquinho sobre cada uma delas.


    Para começar, imagine que você encontrou o seguinte modelo na internet:


    • Compressor de Ar 8,0 Pés 25 Litros 2,5HP 160L/m com 2 Saídas 110V.


    Vejamos agora um pouco sobre as grandezas envolvidas a partir desse exemplo em questão.


    PES (PCM): vazão do compressor


    A sigla PES (PCM) significa a vazão de ar do compressor, seguindo o exemplo, que ele tem a capacidade de até 8 PES Cúbicos por Minutos (PCM), que fica em torno de 226 litros por minuto.


    Muitas ferramentas pneumáticas acabam exigindo um certo volume de ar para que elas funcionem de modo eficiente, e se o seu compressor não está preparado para isso, o seu serviço não se dá com qualidade e eficiência.

    PSI: pressão do compressor


    Agora, o PSI é referente a pressão de ar que o compressor oferece. Esse também é um aspecto fundamental, já que muitas ferramentas possuem um nível mínimo e máximo de pressão para poderem funcionar, que geralmente fica em torno de 90 PSI.

    Volume


    Tamanho é documento? Depende.


    O tamanho pode ou não significar uma grandeza de importância, variando muito conforme a utilidade que você irá atribuir a ele no futuro.


    Lembrando que o tanque de compressor não produz o ar, apenas o armazena. 


    Dessa forma, dê mais atenção em ter um compressor num tamanho suficiente, pois se a máquina produzir uma quantidade interessante de ar, você nunca ficará sem, independentemente do tamanho do tanque.

    HP: potência do motor elétrico


    A regra geral para todos os modelos de compressor indica que, a cada 1 HP de potência, tem-se de 3 a 4 PES cúbicos por minuto (PCM) a 90 PSI.


    Desse modo, se você dimensionar corretamente baseado na vazão que vai precisar, não se preocupe muito com a potência do motor elétrico. 


    Compressores de ar florianopolis


    Se você está em busca de um compressor ideal para a sua fábrica, mecânica, funilaria ou qualquer outro tipo de ofício, a Norte Sul Compressores possui uma linha completa de máquinas.


    São compressores para hobby, de média e grande capacidade, além de ferramentas pneumáticas e tudo o que você precisa quando o assunto é ar comprimido.


    Venha nos fazer uma visita!

Entre em contato

Av. Gov. Ivo Silveira, 3605
Capoeiras - Florianópolis - SC
(48) 3244 0405
contato@nortesulcompressores.com.br

Compartilhe

© 2012 Norte Sul Compressores
Todos os direitos reservados.