Veja os motivos e o que fazer em caso de excesso de água na rede de ar comprimido
Quem trabalha com ar comprimido sabe que excesso de água na rede de ar é um problema um tanto frequente.
Porém, mesmo que comum, a presença de água é perigosa e pode oferecer grande deficiência nos resultados apresentados pela rede de ar.
Geralmente, a principal causa é, justamente, a falta de tratamento do ar comprimido em redes que não possuem o suporte oferecido por secadores e filtros.
No texto de hoje, vamos abordar as principais causas que podem levar esse problema à sua rede e também como você pode estar resolvendo esse empecilho. Para saber mais, continue com a sua leitura!
Diversos fatores podem acarretar para o excesso de água em um sistema de ar comprimido. Entretanto, existem algumas razões mais comuns que desencadeiam esse tipo de problema. Como:
Falta de purgadores;
Muita umidade relativa de ar;
Alta temperatura na descarga.
Vejamos agora um pouco mais sobre cada uma dessas causas!
A água que se acumula na rede de ar também possui partículas de óleo, o que acaba tornando-a muito corrosiva ao sistema. Com o tempo, o condensado vai enferrujando internamente o reservatório e pode até mesmo provocar a explosão deste por conta desse efeito.
Para impedir a ocorrência da corrosão do reservatório de ar, o purgador é um dos equipamentos mais indicados.
Basicamente, ele é um aparelho que retira toda a água existente no reservatório, protegendo-o contra o acúmulo de água e corrosão interna.
Os purgadores eletrônicos da Fluir automação são alguns dos melhores modelos do mercado, com alta tecnologia, desempenho e custo-benefício. Você encontra esse modelo na Norte Sul Compressores!
Não tem jeito. Para conseguir bons resultados na rede de ar, é preciso que o ar gerado pelo compressor seja de boa qualidade.
E se o ar for direto para a rede sem passar pelos devidos tratamentos, a probabilidade do sistema ser contaminado e dos equipamentos pneumáticos serem comprometidos é bem grande.
E saiba que até mesmo o local onde o seu compressor está instalado pode impactar diretamente a qualidade do ar. Locais muito úmidos, que por ventura acabam recebendo um volume alto de chuva em toda a extensão de suas paredes, irão agregar mais condensado no compressor, principalmente se sua rede não conta com filtros, secadores ou purgadores.
Ou seja, antes de instalar o seu compressor de ar, é de suma importância se certificar que o local não sofre com excesso de umidade. Além disso, e nunca deixe de usar os equipamentos adequados para a secagem do ar.
O Brasil é um país tropical, e nossas temperaturas costumam ser elevadas, ainda mais em estações como a primavera e o verão.
Os compressores são desenvolvidos para trabalhar nesse tipo de ambiente, porém, os equipamentos possuem certos limites.
Geralmente, a temperatura máxima de trabalho de um compressor é de 45°C para os Compressores Rotativo de Parafuso.
E estamos lidando com o ar, que sempre possuirá resquícios de umidade em sua composição por conta da troca de temperaturas, e com isso, o processo de condensação é normal.
Sendo assim, você deve averiguar se o local de instalação da sua máquina é bem ventilado e que não possui obstruções no sistema de refrigeração do compressor, pois isso fará com que ele trabalhe em altas temperaturas.
Além disso, baixo nível de óleo, radiador sujo e outros fatores também podem impactar na temperatura de descarga do compressor.
Em caso de excesso de água na rede de ar, não deixe de consultar um técnico especializado no assunto.
A Norte Sul Compressores conta com profissionais de alto gabarito, prontos para oferecer as melhores soluções para a sua rede de ar. Além disso, aqui você também encontra os principais equipamentos para se livrar dos condensados em sua rede.
Vem conversar com a gente!
Av. Gov. Ivo Silveira, 3605
Capoeiras - Florianópolis - SC
(48) 3244 0405
contato@nortesulcompressores.com.br
Av. Ivo Silveira, nº 2487
Capoeiras - Florianópolis - SC.
Após elevado do Angeloni.
(48) 3244 0405
contato@nortesulcompressores.com.br
© 2012 Norte Sul Compressores
Todos os direitos reservados.