Manutenção preventiva evita paradas inesperadas e ajuda na produtividade da indústria. Saiba como!
Ferramentas pneumáticas são construídas para uso intenso dentro da indústria, sendo protagonistas importantes em uma variedade de atividades essenciais neste meio.
E justamente dada tamanha importância delas, não se pode ignorar as suas necessidades de manutenção.
Se você mantiver uma rotina de cuidados com a suas ferramentas, sempre realizando a manutenção preventiva, você estará assegurando que as mesmas terão mais produtividade e poderão atender às diversas demandas dos clientes, assim como manter a segurança dos operadores.
Na indústria, os gerentes de manutenção industrial sempre estão sob pressão para maximizar o tempo de produção. E nesse caso, as ferramentas pneumáticas são grandes aliadas para se conseguir esse objetivo, principalmente quando estão em perfeito estado de conservação e funcionamento.
As ferramentas pneumáticas são sistemas mecânicos que funcionam através de motores pneumáticos.
E assim como qualquer sistema mecânico, a manutenção é essencial. Além de garantir o melhor que elas podem oferecer, também ajuda a preservar as suas especificações, como velocidade e potência.
Realizando a manutenção correta, temos mais produtividade e não precisamos nos preocupar com interrupções inesperadas de trabalho.
A manutenção envolve todas as ações que contribuem para o bom funcionamento do equipamento. E existem dois tipos de manutenção:
Manutenção preventiva: ela envolve todas as medidas simples, regulares e previsíveis que podem ser adotadas para reduzir a probabilidade de falha da ferramenta. Ou seja, aqui realizamos desde a lubrificação até a substituição de peças que podemos prever que irão se desgastar antes que isso realmente ocorra.
Manutenção corretiva: essa é realizada de forma reativa, incluindo medidas para reparar a ferramenta após uma falha imprevista. Esta interrupção acontece devido a uma peça que quebrou ou mesmo por conta de uma manutenção preventiva mal realizada.
É de suma importância que o ar esteja limpo e lubrificado, e por isso, utilizar a combinação de filtro, regulador e lubrificador (FRL) otimizará e muito o desempenho e também a vida útil da sua ferramenta.
Siga as especificações dos fabricantes no que diz respeito à configuração, lubrificação e peças de desgaste para cada uma de suas ferramentas. Os kits de manutenção dos fabricantes são feitos para que o processo seja ainda mais fácil.
A frequência com que as peças de desgaste precisam ser trocadas será determinada pelas especificações da ferramenta, e também pela aplicação da mesma.
Guarde bem as suas ferramentas quando elas não estiverem sendo utilizadas. Lembre-se de mantê-las em um local distante de ambientes úmidos demais ou que possuam altas temperaturas.
Se você está em busca de um local seguro e confiável para fazer a manutenção das suas ferramentas pneumáticas, conte com a Norte Sul Compressores.
Com profissionais capacitados, realizamos manutenções e reformas em ferramentas de diversos tipos, garantindo um resultado final que vai otimizar e muito a sua linha de produção.
Entre em contato ou venha fazer uma visita!
Av. Ivo Silveira, nº 2487
Capoeiras - Florianópolis - SC.
Após elevado do Angeloni.
(48) 3244 0405
contato@nortesulcompressores.com.br
Av. Ivo Silveira, nº 2487
Capoeiras - Florianópolis - SC.
Após elevado do Angeloni.
(48) 3244 0405
contato@nortesulcompressores.com.br
© 2012 Norte Sul Compressores
Todos os direitos reservados.