Confira a importância desses materiais para a qualidade do seu ar comprimido
Se você utiliza o ar comprimido em seu trabalho, sabe da importância dele estar sempre sem umidade, para que a execução do serviço ocorra com a maior qualidade possível.
É exatamente por isso, que você precisa conhecer a função dos filtros coalescentes e como ele pode ajudar no desempenho das ferramentas pneumáticas e demais serviços que demandam ar comprimido.
Ao longo deste artigo, você conhecerá a importância dos filtros coalescentes para um ar de melhor qualidade. Siga lendo e confira!
Seja partículas de água, de óleo ou mesmo partículas sólidas de sujeira, tudo isso pode acarretar na diminuição da vida útil de sua rede de ar, das ferramentas e sistemas inteiros.
Além disso, um ar comprimido que tenha em sua composição partículas indesejáveis pode, também, prejudicar e muito a produtividade e eficiência energética, já que ele irá consumir muito mais energia elétrica.
Aqui no blog, nós já comentamos mais a respeito de como você pode estar diminuindo o gasto com energia elétrica em sua fábrica.
Enfim, em síntese, um ar comprimido que não esteja realmente limpo e seco prejudicará qualquer tipo de serviços que você esteja fazendo, e por isso, os filtros são de alta necessidade para que você atinja a qualidade ideal em seus ofícios.
Porém, por vezes há uma certa desinformação no segmento industrial, que não entendem bem a funcionalidade, utilidade e eficiência dos filtros coalescentes.
Dado isso, se você deseja saber mais sobre os filtros coalescentes para ar comprimido, confira o próximo tópico.
Basicamente, são filtros utilizados para remover aerossóis de água e óleo que estejam contaminando o ar comprimido.
Geralmente, esses contaminantes advém dos óleos lubrificantes utilizados nos compressores de ar, além de absorver umidade atmosférica, óleos carbonizados e entre outros.
A maior diferença, por exemplo, entre um filtro coalescente e o filtro particulado convencional, é justamente o grau de filtragem que se consegue alcançar e também a eficiência.
Nos filtros de partículas, o elemento filtrante é o TNT, já nos modelos coalescentes, geralmente se utiliza a fibra de vidro como elemento filtrante.
Esse modelo tem o potencial de remover até 99% de umidade que estiver dentro da linha de ar. Sua instalação deve acontecer no ponto mais próximo de sua utilização, longe do compressor.
Lembrando que o separador de água não remove vapor d'água, somente o condensado.
Esse modelo possui um grau de filtração de 3,0 micras de partículas de óleo, sujeira ou água, ou seja, ele é montado para remover óleo líquido, água e demais partículas indesejáveis de todos os tipos.
Também é utilizado como um pré-filtro antes de um secador de ar refrigerado, ou então num conjunto de filtros de alto desempenho.
Esse modelo visa remover aerossóis líquidos, além de conseguir filtrar partículas sólidas e óleos em condição igual ou maior a 0,3 micras.
Este é o filtro ideal para remoção de óleo em compressores do tipo pistão.
Ideal para remoção de partículas sólidas e aerossóis de óleo, porém, para remoção de 0,01 micras.
Geralmente, este modelo é utilizado como filtro final em aplicações do meio industrial.
Se você está precisando de filtros para a garantia de total limpeza e qualidade na produção do ar comprimido, você encontrará um catálogo amplo que conta com diversos modelos aqui na Norte Sul Compressores.
Temos tudo o que você precisa para o seu sistema de ar comprimido, com modelos diversos de compressores, automação industrial e ferramentas pneumáticas em geral.
Entre em contato através do telefone: (48) 9990 0176 ou faça-nos uma visita: Av. gov.Ivo Silveira, 3605, Capoeiras, Florianópolis, SC.
Av. Ivo Silveira, nº 2487
Capoeiras - Florianópolis - SC.
Após elevado do Angeloni.
(48) 3244 0405
contato@nortesulcompressores.com.br
© 2012 Norte Sul Compressores
Todos os direitos reservados.