Saiba qual a melhor opção para a sua máquina
Vamos iniciar o texto de forma direta e com a principal informação que você precisa saber: o óleo para compressor é essencial para garantir o bom funcionamento da máquina.
Independente do modelo do seu compressor - seja ele de pistão (alternativo) ou em parafuso - você deve sempre mantê-lo lubrificado, tanto para ter uma boa performance dele, como também para assegurar uma longa durabilidade.
Porém, o mercado conta com alguns diferentes tipos de óleo para compressor, e muitas vezes, isso dificulta a hora de escolher o modelo ideal para o seu equipamento.
Para elucidar todas as suas dúvidas, nós preparamos um conteúdo específico para diferenciar todos os tipos de óleos para compressor de ar. Siga lendo e confira!
Assim como os demais fluidos utilizados na lubrificação industrial, há diferentes modelos de óleo para compressor.
A primeira diferença é em relação ao seu óleo base, que pode ser mineral, sintético ou semi-sintético.
Com isso, há uma distinção entre eles no desempenho, número de horas necessárias para troca e aditivação.
Vejamos um pouco mais sobre cada modelo.
O óleo mineral é derivado de petróleo cru, e com isso, o seu nível de qualidade dependerá do tipo de refino que ele é submetido.
Em geral, quanto mais refinado, melhores são suas propriedades físico-químicas, assim como resistência à degradação, estabilidade térmica, índice de viscosidade, ponto de orvalho e etc.
Eles podem ser utilizados em sistemas submetidos a altas temperaturas, ou seja, são mais comumente utilizados em compressores pistão, que geram mais calor devido ao atrito no seu desempenho.
O tipo sintético possui características físico-químicas que são melhores do que os minerais, mesmo que sejam mais caros.
Dentro dos lubrificantes sintéticos, há algumas subcategorias que variam conforme a sua estrutura química. São elas:
PAO (poli-alfa-olefinas) que são estruturalmente idênticas aos óleos minerais mas apresentam maior índice de viscosidade, melhor performance sob temperaturas elevadas, maior estabilidade à oxidação e menor volatilidade;
Ésteres, que têm boas propriedades sob temperaturas extremas altas ou baixas;
PAG (poliglicóis), utilizados em sistemas de Extrema Pressão (EP);
Silicones, muito resistentes a temperaturas elevadas.
Os óleos do tipo semi-sintético são uma mistura entre os minerais e os sintéticos. A proporção da mistura irá depender de quais propriedades se pretende melhorar no óleo.
Em geral, as características melhoradas na mistura são resistência à degradação e viscosidade.
Este tipo de óleo costuma ser mais indicado para compressores do tipo parafuso.
Antes de determinar qual o óleo ideal para o seu equipamento, consulte o manual de instruções e veja qual é a recomendação do fabricante.
Seguindo esta informação, você garante uma maior vida útil do compressor e também permite que ele desempenhe suas funções com máxima eficiência.
E se você precisa trocar o óleo da sua máquina, conheça a linha Premium da Puma para compressores parafuso: o PS46, um lubrificante semi-sintético de alta performance para compressores parafuso.
O produto foi desenvolvido para até 4.000 horas de uso, mesmo em operações com temperatura de descarga de 100°C.
Além de ampliar a durabilidade do compressor, o óleo PS46 tem alta resistência à formação de verniz e depósitos, garante alta estabilidade térmica e oxidante, melhorando a performance do seu compressor.
Na Norte Sul você tem um leque amplo de opções de lubrificantes, acessórios, ferramentas pneumáticas e tudo o que você precisa para a sua central de ar.
Venha nos visitar!
Av. Ivo Silveira, nº 2487
Capoeiras - Florianópolis - SC.
Após elevado do Angeloni.
(48) 3244 0405
contato@nortesulcompressores.com.br
Av. Ivo Silveira, nº 2487
Capoeiras - Florianópolis - SC.
Após elevado do Angeloni.
(48) 3244 0405
contato@nortesulcompressores.com.br
© 2012 Norte Sul Compressores
Todos os direitos reservados.