Marcas

(48) 3244 0405

  • Filtros de ar: tudo o que você precisa saber

    Tire suas dúvidas sobre os filtros de ar comprimido para compressores


    Se você está por dentro do mundo dos compressores de ar, possivelmente já ouvir falar da importância dos filtros. Essenciais para garantir a qualidade do ar comprimido, aqui no blog da Norte Sul Compressores nós já tratamos sobre os modelos coalescentes e suas aplicações e você pode ler clicando aqui.


    Mas, apesar de ser um assunto recorrente a esse mundo, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o funcionamento dos filtros, como escolher o mais adequado ou mesmo quando fazer a troca deste.


    Para responder as principais dúvidas que pairam sobre o universo dos filtros de ar, nós reunimos abaixo algumas das principais informações que você precisa saber. Siga lendo e confira!

    Como dimensionar o tamanho do filtro?


    É normal que algumas pessoas saibam que precisam de um Conjunto Lubrifil ou filtro Coalescente, porém, não sabem ao certo qual é o tamanho da entrada que precisam comprar.


    Nem todos sabem essa informação.


    Para entender mais sobre, você precisa saber que, quanto maior a rosca de alimentação do filtro, maior será a quantidade de ar que passará pelo filtro.


    Por exemplo, se a sua necessidade é movimentar um cilindro pequeno (com um diâmetro de 25 mm) um filtro de ⅛  já é o suficiente.


    Basicamente, tudo depende da quantidade de ar necessária para movimentar aquilo que você precisa movimentar.

    Com que frequência devo trocar os elementos filtrantes?


    O ambiente industrial está diretamente ligado com a vida útil dos elementos filtrantes. Ou seja, quanto mais sujo for o ambiente, menor será a sua vida útil.


    É recomendado que você filtre os elementos filtrantes a cada 12 meses de uso do mesmo, ou então, na ocorrência de queda de 1 bar na linha desde a instalação.

     

    O que acontece ao não trocar um filtro?


    Se um filtro já passou de 1 ano de instalação ou já apresentou queda na pressão na linha duas coisas podem acontecer.


    De imediato, é possível que o seu elemento filtrante sature, restringindo o fluxo de ar e fazendo com que a pressão da linha venha a cair mais e mais.

     

    Com isso acontecendo, é relativamente normal que o operador folgue a regulagem, para que o valor do bar suba novamente. Isso irá acontecer, porém, você estará gastando muito mais ar e muito mais dinheiro com o consumo de energia.


    O segundo cenário é que, devido a ineficiência de filtragem, o elemento comece a filtrar impurezas no sistema. Com isso, a válvula trava, o manômetro não mede e o cilindro não avança.

    Como aumentar a vida útil dos filtros?


    A resposta é bem simples e direta: com um pré-filtro.


    Um pré-filtro de uso geral, aplicado antes do filtro de coalescência, ajudará na remoção de água e contaminantes grosseiros, aumentando a vida útil do elemento filtrante.


    Normalmente, a vida útil de um filtro coalescente é de um ano, porém, com o uso correto e com um pré-filtro com dreno automático, é possível aumentar o período de vida deste.

    Filtros de ar florianópolis 


    Está precisando de filtros de ar? A Norte Sul conta com uma cartela ampla de modelos para atender todas as suas necessidades. Além dos filtros Coalescentes e Conjuntos Lubrifil, trabalhamos também com a instalação e manutenção desses.


    Máxima qualidade e desempenho para a produção de ar comprimido do seu negócio. Venha nos fazer uma visita!


    (48) 3244 0405


    Av. Gov. Ivo Silveira, 3605 - Capoeiras - Florianópolis - SC

Entre em contato

Av. Gov. Ivo Silveira, 3605
Capoeiras - Florianópolis - SC
(48) 3244 0405
contato@nortesulcompressores.com.br

Compartilhe

© 2012 Norte Sul Compressores
Todos os direitos reservados.