Confira alguns cuidados simples com os compressores de ar que podem gerar uma alta economia para a sua empresa
Dentre todos os custos com os sistemas de ar comprimido, mais de 70% corresponde especificamente ao uso de energia elétrica por parte dos compressores.
Nós já falamos neste blog sobre os gastos que você pode ter ao implantar um sistema de ar comprimido, e você pode conferir o artigo clicando aqui.
Bom, se grande parte dos gastos advém do consumo de energia elétrica, para que você garanta a saúde das finanças mensais de sua empresa, é de suma importância ter alguns cuidados com os compressores de ar, a fim de reduzir ao máximo o uso de energia industrial.
Ao longo deste post, nós iremos abordar 5 dicas para que você consiga economizar com o gasto de energia elétrica do sistema de ar de sua empresa. Siga com a sua leitura e venha conferir.
Uma das primeiras atitudes que você deve tomar, é verificar e garantir que há um controle realmente adequado na pressão que ocorre na geração do ar comprimido. Com isso, você poderá observar se é possível reduzi-la sem que haja um prejuízo no desempenho da sua produção.
Se essa redução for possível, não pense duas vezes: faça isso aos poucos, sempre de modo gradual e respeito a pressão mínima necessária para a boa ocorrência do seu processo de produção.
No artigo passado, nós vimos como muitas vezes é mais interessante ajustar a rede de ar do que propriamente trocar o compressor de ar. Entre esses ajustes, o dimensionamento é um dos mais importantes.
O dimensionamento correto da rede de ar está diretamente relacionado com a eficiência energética dos processos, e caso ela não esteja nos padrões adequados, você pode ter um consumo excessivo e desnecessário de energia por parte das máquinas.
Sendo assim, realize os cálculos adequados e assegure-se de contar com a capacidade adequada. Fazendo isso, você minimizará os possíveis aumentos de perda de carga, evitando consequentemente, o desperdício de energia elétrica.
Sempre estamos mencionando a importância da manutenção periódica do compressor de ar, tanto para evitar mal desempenho, como também para impedir paradas inesperadas.
E com relação à rede de ar, essa manutenção também é de suma importância. Com ela, você poderá identificar e eliminar possíveis vazamentos na hora certa.
Para você ter uma ideia, um simples furo pode gerar um custo adicional enorme para a sua empresa, este que pode chegar no valor de um automóvel popular.
A Norte Sul desempenha serviços de manutenção completa, tanto nos compressores de ar, como também nas redes. Entre em contato clicando aqui.
Acompanhe o desempenho dos acessórios complementares na produção de ar comprimido. Dê a devida atenção aos filtros e fique de olho na vida útil que o fabricante indica, sempre trocando-os no prazo adequado.
Como já vimos em diversos artigos aqui no blog, o ar comprimido é bem versátil e pode ser usado nas mais diferentes situações e em vários serviços distintos. Por tudo isso, é normal que alguns acreditem que o ar comprimido pode ser usado em QUALQUER situação, e isso não é verdade.
Usar o ar comprimido para a limpeza do chão, por exemplo, é uma ação que contribui e muito para o gasto excessivo e desnecessário de energia elétrica.
Então, tenha a devida atenção!
Se você precisa de compressores de ar (pistão ou parafuso), ferramentas pneumáticas ou uma empresa especializada no uso de ar comprimido em geral, conte com a Norte Sul.
Com uma equipe qualificada, estamos preparados para ajudar a sua empresa a ter um ótimo sistema pneumático, com a máxima eficiência energética.
Entre em contato através do telefone: (48) 9990 0176 ou faça-nos uma visita: Av. gov.Ivo Silveira, 3605, Capoeiras, Florianópolis, SC.
Av. Ivo Silveira, nº 2487
Capoeiras - Florianópolis - SC.
Após elevado do Angeloni.
(48) 3244 0405
contato@nortesulcompressores.com.br
© 2012 Norte Sul Compressores
Todos os direitos reservados.